Maior feira termal do mundo começa hoje em Foz do Iguaçu

 

Foz do Iguaçu sedia a18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-estar, a Termatalia. A maior feira do setor no mundo começa hoje, 12 e segue até o sábado, 15, com uma programação repleta nas áreas de negócio e conhecimento. O evento, realizado pela Fundação Feiras e Exposições de Oriente, a Expourense, tem apoio da Prefeitura Municipal de Foz, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Governo do Estado do Paraná e Ministério do Turismo.

 

O diretor da Expourense, Alejandro Carballo Rubin, o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla e o assessor do diretor Geral de Itaipu, no lado brasileiro, Tercio Albuquerque, receberam, na tarde de ontem (11), no Recanto Cataratas Convention & Spa, a imprensa. Na ocasião, os jornalistas puderam acompanhar a montagem final dos estandes.

 

Cerca de 200 expositores de destinos nacionais e internacionais, representantes dos atrativos termais e de wellness spa, profissionais de agências de viagens, 60 especialistas internacionais, operadores de turismo e jornalistas de 34 países irão participar do evento.

 

“ Foz do Iguaçu é o centro das atenções do turismo termal mundial. Teremos um evento com atrações nas áreas de negócios e de conhecimento. A passagem da Termatalia pela cidade vai trazer o desenvolvimento  para o turismo termal como já ocorreu em destinos do México, Argentina e outros”, pontuou Alejandro Rubín.

 

Nesta quarta, 12, especialistas discutem estratégias para o desenvolvimento internacional do turismo termal, de saúde e bem-estar. Um dos palestrantes é José Roberto Borghetti, autor do livro “Aquífero Guarani - A Verdadeira Integração dos Países do Mercosul”. A publicação teve apoio da Itaipu Binacional e da Fundação Roberto Marinho.

 

“ Vamos trazer para o evento informações sobre o aproveitamento das águas do Aquífero Guarani e seu papel para o desenvolvimento do termalismo e também em outras áreas, como a agroindústria”, disse Borghetti.

 

Na quinta 13, o Director de Hidrología Médica de la Universidad Complutense de Madrid e presidente de la Sociedad Española de Hidrología Médica, Dr Francisco Maraver, abre a Jornada Hidrológica com a discussão sobre medicina termal.

A cerimônia oficial do evento também acontece no mesmo dia (13), a partir das 14h, com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

 

Na sexta, 14, o destaque fica por conta da palestra do prefeito de Pontevedra (Espanha), Miguel Anxo Fernádez Lores, durante o Encontro de Cidades Termais e Sustentáveis. Pontevedra é reconhecida mundialmente por ganhar prêmios de mobilidade urbana, inclusive da Organização das Nações Unidas - ONU.

 

“ Não há lugar no mundo com a riqueza de águas que temos em Foz do Iguaçu e região. A Termatalia é uma oportunidade para que a cidade possa se desenvolver como destino termal, oferecendo mais uma opção para turistas de todo o mundo. Tenho certeza que o público, jornalistas e expositores sairão impressionados com as belezas e infraestrutura de Foz”, afirmou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

 

O assessor do Diretor Geral de Itaipu, no lado brasileiro, Tercio Albuquerque ressaltou que “ o apoio da Itaipu ao evento faz parte de um pacote de investimentos na ordem de R$ 20 milhões para o desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu”.

 

A Termatalia terá como slogan “A energia das águas”, em referência às águas mineromedicinais do Aquífero Guarani. A programação inclui cursos, paineis sobre hidrologia médica, wellness spa, cidades sustentáveis e alimentação saudável.

 

A agenda completa do evento pode ser acessada no http://termatalia.com/conferencias.php

 

Fotos – Christin Rizzi