Parque das Aves

 

Existem muitos bons motivos para o Parque da Aves ter se tornado um dos atrativos mais visitado de Foz do Iguaçu. Em primeiro lugar, é claro, pela beleza de seus multicoloridos habitantes, cerca de 1300 aves de 143 espécies.

 

Mas quem conhece a história acha tudo ainda mais bonito. Na verdade, o Parque já nasceu de uma bela ideia: acolher, tratar e proteger aves resgatadas de situações de maus tratos e comércio ilegal.

O plano funcionou tão bem que esse paraíso integrado à mata foi ampliando as suas atribuições, ao mesmo tempo que conquistava os visitantes e era adotado pelos moradores da região.

 

Hoje, além de dezenas de recintos, o Parque das Aves tem três grandes viveiros de imersão. Isto é, ambiente nos quais o turista entra em contato direto e pode interagir com diversas espécies. No Viveiro Floresta, aves da Mata Atlântica. No Viveiro Pantanal, aves adaptadas ao ambiente aquático. No Viveirão das Araras, você pode ter a experiência de admirar os voos rasantes e sentir o bater de asas de mais de 90 araras.

 

Com espanto e reverência, o turista é impactado pela presença, pela cor e pelo som de guarás, flamingos, tucanos, papagaios, corujas, araras, seriemas, jandaias, harpias, beija-flores e muitas outras. A maioria brasileira, algumas delas ameaçadas de extinção, além de aves exóticas e borboletas.

 

Em outros recintos, onde, obviamente, os animais devem ser observados pelo lado de fora, vivem espécies de animais poderosos, como sucuris, jiboias e jacarés.

 

Viveiros de imersão.

Aproveite a oportunidade única de conviver amigavelmente com as aves, muitas delas posando para as suas fotos e, até, pousando em seus braços. Todas soltas em imensos recintos.

 

Zoológico: diversão e lições sobre a natureza

 

O zoológico ocupa 16,5 hectares de mata subtropical e sua trilha é calçada e plana, perfeita para cadeirantes e carrinhos de bebês. Para matar sua curiosidade, uma série de placas mostra as características de cada espécie, além das curiosidades e fatos observados pelos próprios pesquisadores do parque.

 

Borboletário.

 

No borboletário você vai ter a estonteante sensação de caminhar em meio à incrível variedade de borboletas da região, imerso em um incrível turbilhão de cores, formas e desenhos. Outro privilégio raro é poder observar delicados beija-flores a curtíssima distância.

 

Cantos das aves: feche os olhos e ouça.

Depois do show de cores, formas e toques, experimente fechar os olhos e se concentrar na verdadeira sinfonia de cantos, gorjeios, trinados, chilreios, grasnidos e pios. Um prazer exclusivo do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

 

Curiosidades

 

-A cada ano mais de 700 mil pessoas visitam o Parque das Aves.

-O Parque está encravado em uma área de mais de 16 hectares de mata, estrategicamente localizada entre o rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas.

-O Parque das Aves funciona como hospital e refúgio para animais resgatados de maus tratos e do tráfico.

-O Parque foi idealizado e construído por Dennis e Anna Croukamp. Ele amante de aves desde a infância, ela, médica veterinária, os dois vindos da Namíbia, sudoeste da África. Em sua incrível aventura, o casal chegou ao Brasil sem sequer falar o português. Aqui, muitas pessoas aderiram à causa.

-O atrativo foi inaugurado no dia 07 de outubro de 1994, e nunca parou de crescer, graças a um time de brasileiros que se dedica a continuar os sonhos do casal de pioneiros.

-Atualmente o Parque possui um dos conjuntos mais completos do planeta, com espécies de todos os continentes: flamingos da África, grous da Ásia e casuares da Nova Guiné.

-Nenhum local do mundo abriga tantos tucanos, uma das aves brasileirss mais visadas pelos traficantes de animais silvestres.

-Alguns recordes, entre outros: é o maior parque de aves da América Latina, o maior viveiro de araras da América do Sul, tem os maiores grupos de jacutingas ararajubas do mundo e o maior conjunto de psitacídeos (a família dos papagaios, araras, jandaias e periquitos) em exibição no Brasil.

 

Mais informações: http://www.parquedasaves.com.br

 

                             facebook.com/parquedasaves