PTI e Instituto Harpia levam ao shopping JL 300 animais taxidermizados 14.01.2019

PTI e Instituto Harpia levam ao shopping JL 300 animais taxidermizados

A Exposição tem o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade.

 

Onça, tatu, cobra, tamanduá, sapo e uma grande diversidade de aves são alguns dos animais que tomaram conta de um grande espaço no Piso L2 do shopping JL, no Centro de Foz do Iguaçu desde essa quinta-feira (10). Mas dá pra se aproximar sem medo:  as cerca de 300 espécies que compõem a Exposição Itaipu Natureza, promovida pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Instituto Harpia, são taxidermizadas (técnica utilizada para empalhar e manter as características dos animais). 

 

O lançamento da exposição, na noite de quinta-feira (10), atraiu dezenas de pessoas que passeavam pelo shopping. As crianças, principalmente, ficaram impressionadas com a mostra, que é conduzida em linguagem acessível e possui atividades interativas com recursos tecnológicos avançados, como projeções mapeadas, telas interativas para mais informações sobre os animais e uma experiência de imersão 360º na Amazônia, a floresta com a maior biodiversidade do planeta. 

 

A Exposição, que segue montada até o dia 30 de julho, tem o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade dos seis biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Pantanal e Caatinga) e apresentar a conectividade entre seres humanos e a natureza. A coleção de animais taxidermizados é assinada pelo naturalista e presidente do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural, Professor João Galdino. Todos eles são oriundos de doações ou vítimas de caça ilegal, atropelamentos e envenenamentos. 

 

O diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado Afonso, destacou que, com realização da mostra, o Parque segue a tendência de estar cada vez mais próximo da comunidade. “Quando recebemos a proposta da exposição, percebemos que teríamos uma fusão de educação, ciência, de tecnologia e de levar à população o conhecimento da fauna que, muitas vezes, não tivemos a oportunidade de observar, mesmo que taxidermizada, e da importância da conservação dos biomas”, afirmou. 

 

Na abertura da exposição, o professor João Galdino não conseguiu disfarçar a emoção. Ele contou que dedicou 60 anos de sua vida à taxidermia – tempo no qual empalhou 7 mil animais. O trabalho foi meticuloso. “Eu conheço cada animal desse, por dentro e por fora. Eu tinha que deixá-los na posição em que eles vivem, no ambiente em que eles vivem”. O professor agradeceu o apoio do PTI e da Itaipu para a realização do evento. “É muita areia para o meu caminhãozinho”, brincou. 

 

Riqueza de detalhes

 

A professora Maria Lucia Carbone Versa veio de São Paulo a Foz do Iguaçu para visitar os atrativos da Itaipu com o marido, José Luis Versa, e o neto de 9 anos, Reano Blauth Bevitto. Foi o neto quem chamou a atenção para o banner da Exposição Itaipu Natureza durante o passeio e a família decidiu dar um “pulinho” no shopping para visitar. “Foi uma sorte, eu achei o máximo. Só pela iniciativa de fazer e pela riqueza de detalhes”, comentou Maria Lucia. “Tinha que ir para o Brasil inteiro”, complementou a professora. 

 

A atração é a primeira com assinatura do Turismo Itaipu, que é administrado pelo PTI, promovida fora de seu complexo turístico, que hoje conta com nove outros atrativos. As instituições de ensino terão a possibilidade de levar seus alunos para visitar a exposição nos períodos da manhã e da tarde, em visitas guiadas. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Turismo Itaipu no telefone (45) 3576-7000.

 

Serviço

 

Exposição Itaipu Natureza

Data: Inauguração na quinta-feira (10/01), às 19h. Exposição segue até 30 de julho. Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

Local: Cataratas JL Shopping - Piso L2 - Loja L203 - Av. Costa e Silva, 185 - Foz do Iguaçu - PR

Ingressos: R$ 30. Crianças de 6 a 11 anos, estudantes, professores, doadores de sangue, PCD, funcionário das empresas do grupo COEGV e moradores dos municípios lindeiros têm direito a meia entrada.

Classificação: Livre

Mais informações: (45) 3576-7000

Mais Notícias
Parceria
FOZ DO IGUAÇU DESTINO DO MUNDO | Política de privacidade | Desenvolvido com Drupal 6.1 | +55 45 2105-8120 IMAM