Mirante do Vertedouro da Itaipu ganha revitalização completa 09.01.2020

Mirante do Vertedouro da Itaipu ganha revitalização completa

Obras de terraplanagem já iniciaram e devem durar 90 dias. Todo o piso será trocado por paver e canteiros elevados.

 

O  Mirante  do  Vertedouro,  uma  das  principais paradas do atrativo turístico  Itaipu Panorâmica, está ganhando uma revitalização completa. Nos próximos 90 dias, todo o piso do espaço será trocado: as pedras irregulares darão lugar para 4.300 m² de piso tipo paver, além de 1.500 m² de canteiros elevados  e  um  novo  estacionamento  para  ônibus. As alterações darão um visual   mais   agradável   ao   mirante,  que  é  lotado  pelos  turistas, especialmente, quando o vertedouro da Itaipu está aberto.



Na manhã desta quarta-feira (8), as máquinas começaram a trabalhar no local,  fazendo  a  terraplanagem com a retirada das pedras irregulares. Na sequência, serão instaladas as infraestruturas de drenagem, água e energia. Além da colocação do paver, serão criados cinco jardins elevados, com cerca de  um  metro de altura, em vários pontos do local. O paisagismo será feito pela  área ambiental da Itaipu. Em um segundo momento, será criada uma área asfaltada de 3.139 m² para estacionamento dos veículos.

 

 “A  revitalização  vai deixar ainda mais receptivo este atrativo para os  turistas  que  visitam  a Itaipu”, comentou o diretor-geral brasileiro, general  Joaquim  Silva e Luna. Ele ressalta que Itaipu tem investindo cada vez  mais  tanto  internamente  quanto  externamente  no turismo, que é uma vocação  natural  de Foz do Iguaçu. “Investir no turismo atende à missão da Itaipu e gera benefícios para toda a sociedade.”

 


Turismo em alta

 Em 2019, o turismo da Itaipu atingiu uma nova marca histórica. No ano passado,  1.028.225  turistas  visitaram os vários atrativos da binacional, estabelecendo  um  novo recorde. O levantamento considera as visitações das margens  brasileira  e paraguaia nas modalidades turística e institucional. Em  2019,  o  número  de  turistas  superou em 0,4% o de 2018, quando foram registradas 1.024.549 visitas.



 A  visita  Itaipu  Panorâmica,  um passeio de ônibus pelos principais pontos  da usina hidrelétrica, carro-chefe do pacote de passeios da Itaipu, foi  o  atrativo  que mais contribuiu para atingir o recorde. O aumento, em relação  a  2018,  foi  de  5,7%  nas  visitações  provenientes  da  margem brasileira  e  3,8%  da  paraguaia.  Um  total  de 580.202 pessoas fez esta modalidade de visita, pelos dois lados da hidrelétrica.



O Mirante do Vertedouro é uma das principais paradas da visita Itaipu Panorâmica, especialmente, em períodos de abertura do vertedouro da Itaipu. O  espetáculo das águas, em período de cheias, encanta os turistas, com uma vazão muitas vezes superior à das Cataratas da Iguaçu, no Parque Nacional.



 A Itaipu

 Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional  é  líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido,  desde  1984,  mais  de  2,6  bilhões  de  MWh. Em 2016, a usina brasileira  e  paraguaia  retomou  o  recorde  mundial  anual de geração de energia,  com  a  marca  de  103.098.366  MWh.  Em 2018, a hidrelétrica foi responsável  pelo  abastecimento  de  15%  de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

 

Foto: Alexandre Marchetti

Mais Notícias
Parceria
FOZ DO IGUAÇU DESTINO DO MUNDO | Política de privacidade | Desenvolvido com Drupal 6.1 | +55 45 2105-8120 IMAM